História da Farmácia

Houve época em que na pessoa do sacerdote estavam embutidos o médico, o farmacêutico e o psicólogo, entre outros. Era o início das ciências da saúde.

Em 1240, a farmácia foi separada oficialmente da medicina por um edital de Frederico II, imperador da Prússia, que estabeleceu na mesma época um código de ética profissional. Até pouco tempo atrás, existiam farmácias com seus profissionais farmacêuticos habilitados, que formavam um vínculo de confiança na relação médico-farmacêutico-paciente.

Com a industrialização, seguiu-se uma tática de separação entre estes profissionais da saúde e ao mesmo tempo uma grande segmentação, com surgimento das várias especialidades. Como conseqüência, estes se sentiam distantes entre si, e até mesmo se desconheciam profissionalmente.

Com a tendência atual aponta para o retorno ao atendimento personalizado, o que se propõe é o retorno à figura do sacerdote-médico-farmacêutico-psicólogo. Assim, a Farmácia tem hoje por objetivo a promoção da saúde através da personalização da relação de confiança entre médico-farmacêutico-paciente (SEBRAE).

O ressurgimento da Farmácia de manipulação como atividade restrita do profissional farmacêutico acontece de forma natural. Houve o restabelecimento real deste profissional e conseqüentemente sua formação completa, que vai desde o preparo do medicamento até sua dispensação, orientando corretamente o paciente quanto ao uso e aos cuidados, podendo também orientar os médicos quanto às dosagens, farmacologia e interações dos medicamentos (CFF).

A Farmácia única, que prepara medicamento convencional e homeopático, parece ser uma realidade nacional que vem se consolidando, e com isso, há necessidade no mercado por especialistas nas duas áreas, aplicando conhecimentos e favorecendo o mercado farmacêutico.

A farmácia Guarucentro foi adquirida em 13 de setembro de 1986 pela farmacêutica Dra. Leila Maluli Taiar, formada pela Faculdade Oswaldo Cruz.

Recém-formada e com idéias inovadoras, montou um pequeno laboratório de manipulação, em mercado promissor, desenvolvendo em Guarulhos um tipo diferenciado de atendimento “médico-paciente-farmacêutico”.

O mercado progride rapidamente, surgem leis e normas específicas para o setor (RDC 33), e em 2001 é inaugurada a nova ala. Foram realizados investimentos em novos equipamentos, em cursos de aperfeiçoamento, na contratação e no treinamento de pessoa.

 

Links Relacionados









Unidade 1 - (11) 2461-1005
Av. Timóteo Penteado, 146 - Centro - Guarulhos
Unidade 2 - (11) 2468-8647
Rua Sete de Setembro, 252 - Centro - Guarulhos
Unidade 3 - (11) 2461-1005
Av. Esperança, 403 - Centro - Guarulhos